Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Estrutura Curricular > Curso de Licenciatura em Ciências Naturais > Ementa > Pratica docente para o ensino de ciências: Metodologia para o ensino de ciências
Início do conteúdo da página

Pratica docente para o ensino de ciências: Metodologia para o ensino de ciências

Publicado: Quinta, 02 Fevereiro 2023 13:59 | Última Atualização: Segunda, 06 Fevereiro 2023 13:37 | Acessos: 1913

CN01038- PRÁTICA DOCENTE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: METODOLOGIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
CARGA HORÁRIA: 51 h - CRÉDITOS: 03

EMENTA: O ciclo docente. Planejamento de atividades didáticas. O professor em sala de aula: a) Ensinando ciências numa perspectiva construtivista; b) Métodos, técnicas, estratégias e recursos para o ensino de ciências. A Avaliação. Relações interpessoais em sala de aula. O uso de recursos audiovisuais e o ensino de ciências. O computador como uma ferramenta no ensino e na aprendizagem das ciências. A internet e a educação em ciências


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO


1- O CICLO DOCENTE

2- O PLANEJAMENTO DE ENSINO

3- O PROFESSOR EM SALA DE AULA

4- A AVALIAÇÃO

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

DELIZOICOV, Demétrio (et al). Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo, Cortez, 2002.
KRASILCHIK, Myriam. Formação de professores e ensino de ciências: tendências nos anos 90 in MENEZES, L. C. Formação continuada de professores de ciências. Campinas, Autores Associados/NUPES, 1996.
LIMA, Maria Emília C. (et al). Aprender ciências: um mundo de materiais. Belo Horizonte, Ed. UFMG, 1999.
MORAES, Roque. Ciências para as séries iniciais e alfabetização. Porto Alegre, SAGRA, 1995.
SCHNETZLER, Roseli; ARAGÃO, Rosália. Ensino de ciências: fundamentos e abordagens. Campinas, R. Vieira Gráfica e Editora, 2000

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BRASIL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, MEC, 1998. Disponível em http://www.mec.gov.br
CARVALHO, Ana Maria Pessoa de; GIL-PEREZ, Daniel. Formação de professores de ciências. São Paulo, Cortez, 1993. Série Questões de nossa época, 26.
DRIVER, Rosalind (et al). Construindo conhecimento científico na sala de aula. Química nova na escola, nº 9, p. 31-40, maio de 1999. Tradução: Eduardo Mortimer.
MALDANER, Otávio Aloísio. Professor-pesquisador: uma nova compreensão do trabalho docente. Espaços da Escola, Ed. Unijuí, ano.4, nº 31, jan./mar.99, p. 5-14.
TEIXEIRA, Paulo Marcelo M. A educação científica sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica e do movimento C.T.S. no ensino de ciências. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 177-190, 2003.

Fim do conteúdo da página