Pratica docente para o ensino de ciências: Metodologia para o ensino de ciências
CN01038- PRÁTICA DOCENTE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: METODOLOGIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
CARGA HORÁRIA: 51 h - CRÉDITOS: 03
EMENTA: O ciclo docente. Planejamento de atividades didáticas. O professor em sala de aula: a) Ensinando ciências numa perspectiva construtivista; b) Métodos, técnicas, estratégias e recursos para o ensino de ciências. A Avaliação. Relações interpessoais em sala de aula. O uso de recursos audiovisuais e o ensino de ciências. O computador como uma ferramenta no ensino e na aprendizagem das ciências. A internet e a educação em ciências
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1- O CICLO DOCENTE
2- O PLANEJAMENTO DE ENSINO
3- O PROFESSOR EM SALA DE AULA
4- A AVALIAÇÃO
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
DELIZOICOV, Demétrio (et al). Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo, Cortez, 2002.
KRASILCHIK, Myriam. Formação de professores e ensino de ciências: tendências nos anos 90 in MENEZES, L. C. Formação continuada de professores de ciências. Campinas, Autores Associados/NUPES, 1996.
LIMA, Maria Emília C. (et al). Aprender ciências: um mundo de materiais. Belo Horizonte, Ed. UFMG, 1999.
MORAES, Roque. Ciências para as séries iniciais e alfabetização. Porto Alegre, SAGRA, 1995.
SCHNETZLER, Roseli; ARAGÃO, Rosália. Ensino de ciências: fundamentos e abordagens. Campinas, R. Vieira Gráfica e Editora, 2000
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BRASIL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, MEC, 1998. Disponível em http://www.mec.gov.br
CARVALHO, Ana Maria Pessoa de; GIL-PEREZ, Daniel. Formação de professores de ciências. São Paulo, Cortez, 1993. Série Questões de nossa época, 26.
DRIVER, Rosalind (et al). Construindo conhecimento científico na sala de aula. Química nova na escola, nº 9, p. 31-40, maio de 1999. Tradução: Eduardo Mortimer.
MALDANER, Otávio Aloísio. Professor-pesquisador: uma nova compreensão do trabalho docente. Espaços da Escola, Ed. Unijuí, ano.4, nº 31, jan./mar.99, p. 5-14.
TEIXEIRA, Paulo Marcelo M. A educação científica sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica e do movimento C.T.S. no ensino de ciências. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 177-190, 2003.
Redes Sociais