Breve Histórico
A história de Cursos de Licenciatura em Ciências no âmbito da UFPA inicia em 1975. À época, os alunos dos Cursos de Licenciatura em Matemática, Física, Química e Biologia, que pleiteavam cursar Licenciatura em Ciências, precisavam cursar antes a Licenciatura em Ciências do 1o Grau (Licenciatura Curta), que os habilitava lecionar até a 8a série do então 1o grau e só então, poderiam cursar a modalidade para a qual haviam ingressado na universidade.
Em 2000 a UFPA passou ofertar a Licenciatura em Ciências Naturais, inicialmente para o interior do Estado do Pará. Breves, na Ilha do Marajó foi o primeiro município atendido, graduando 47 licenciados(as), numa turma constituída exclusivamente de docentes da rede municipal.
A segunda turma, constituída em sua grande maioria por estudantes não residentes no município, graduou 35 novos licenciados(as).
Simultaneamente, outros municípios passaram a contar com a oferta do Curso. Assim, Abaetetuba com 49 alunos, Breu Branco com 51 ambas na calha do médio-baixo-Tocantins, Santarém com 48, Oriximiná com 49, ambas no baixo-Amazonas, graduaram as primeiras turmas no processo de interiorização das Licenciaturas em Ciências Naturais no âmbito do Estado do Pará.
A partir de 2009 a UFPA estendeu a oferta do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais para o campus sede em Belém, funcionando até hoje no modo extensivo (2o e 4o períodos letivos), com turnos matutino e noturno.
Redes Sociais