Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.

IDIOMAS_GTRANSLATE

ptenes
Página inicial > Estrutura Curricular > Curso de Licenciatura em Ciências Naturais > Ementa > Pratica docente para o ensino de ciências: Educação em ciências e tecnologia
Início do conteúdo da página

Pratica docente para o ensino de ciências: Educação em ciências e tecnologia

Publicado: Quinta, 02 Fevereiro 2023 13:58 | Última Atualização: Segunda, 06 Fevereiro 2023 13:37 | Acessos: 1620

CN01037- PRÁTICA DOCENTE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
CARGA HORÁRIA: 51 h - CRÉDITOS: 03

EMENTA: A Metodologia de projetos. As Ilhas de racionalidade. A metodologia CTS: abordagem Temática. Tecnologia educacionais recursos audiovisuais e informática. A “bricolagem” do ensino de Ciências. A experimentação e a investigação no ensino de Ciências. Discussão de problemas associados a tecnologias no município. Os ambientes virtuais de aprendizagem. Realização de pequenos projetos, investigando questões tecnológicas que afetam o ambiente escolar e a vida da comunidade.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1- A Metodologia de projetos: desenvolvimento da metodologia de projetos para realização de trabalhos por meio das Ilhas de Racionalidade;

2- As Ilhas de racionalidade: desenvolvimento das atividades por meio da Abordagem temática que utilizem microtemas, abordagem dos três momentos e temas regionais;

3- A metodologia CTS: abordagem Temática. Desenvolvimento de Metodologia CTS, com enfoque no conhecimento Físico, Químico e biológico.


BIBLIOGRAFIA BÁSICA

SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. P. EDUCAÇÃO EM QUÍMICA: COMPROMISSO COM A CIDADANIA. IJUÍ: UNIIJUÌ, 2010.
SANTOS, MARIA EDUARDA VAZ MONIZ DOS. DESAFIOS PEDAGÓGICOS PARA O SÉCULO XXI: SUAS RAÍZES EM FORÇAS DE MUDANÇA DE NATUREZA CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E SOCIAL. LISBOA: LIVROS HORIZONTE, 1999. 275 p.
FOUREZ, G. ALFABETIZACIÓN CIENTÍFICA Y TECNOLÓGICA. BUENOS AIRES: EDICIONES COLIHUE, 1997.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. P.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências:
Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2002.


BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

AULER, D. ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA: UM NOVO “PARADIGMA”? TECHNOLOGICAL SCIENTIFIC LITERACY: A NEW PARADIGMA?. ENSAIO: Pesquisa em Educação em Ciências. v.05. n 01. mar. 2003. Disponível em: < http://www.portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/ensaio/article/viewFile/60/97>. Acesso em: 26/04/11.

NEHRING, C.M. et all. AS ILHAS DE RACIONALIDADE E O SABER SIGNIFICATIVO: O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DE PROJETOS. ENSAIO: Pesquisa em Educação em Ciências. v.02. n 02. mar. 2002. Disponível em: < http://www.portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/ensaio/article/viewFile/17/47>. Acesso em: 26/04/11.
TEIXEIRA, P. M. M. EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E MOVIMENTO C.T.S. NO QUADRO DAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO BRASIL. Revista ABRAPEC. v.3. n.1. jan/abr.2003. Disponível em: <www.fae.ufmg.br/abrapec/revistas/V3N1/v3n1a7.pdf>. Acesso em: 26/04/11.
MARTINS, J. S. O trabalho com projetos de pesquisa: do ensino fundamental ao ensino médio. Campinas: Papirus, 2001.
PIETROCOLA, M. et al. As ilhas de racionalidade e o saber significativo: o ensino de ciências através de projetos. Ensaio, v.2, n.1, p.199-122, mar., 2000.
SOUZA CRUZ, S. M.; ZYLBERSTAJN, A. O enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade e a aprendizagem centrada em eventos. In: PIETROCOLA, M. (org.) Ensino de Física: Conteúdo, Metodologia e Epistemologia numa concepção integradora. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2001. cap.8, p.171-196.

 

Fim do conteúdo da página