Estágio Supervisionado IV

Publicado: Quinta, 02 Fevereiro 2023 13:55 | Última Atualização: Segunda, 06 Fevereiro 2023 13:37 | Acessos: 2478

CN01036– ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV

SÚMULA: Fundamentos para o ensino de Ciências. Metodologias e recursos adequados ao Ensino Fundamental. Análise e construção de projetos para o ensino de Ciências. Desenvolvimento de práticas alternativas e inovadoras para o ensino de Ciências no Ensino Fundamental e teorias sobre a Inclusão de Portadores de Necessidades Especiais nas escolas públicas. Abordagem das múltiplas dimensões da prática docente compreendida para além do espaço escolar e da sala de aula. Planejamento e orientação do estágio no 9º ano do Nível fundamental, com acompanhamento do professor da UFPA, com reflexões acerca das interações professor-aluno-conhecimento e de planejamento e avaliação como elementos constitutivos do processo ensino-aprendizagem, além de relatos de experiências de docência.

1- Fundamentos para o ensino de Ciências. Metodologias e recursos adequados ao Ensino Fundamental.

2- Análise e construção de projetos para o ensino de Ciências.

3- Desenvolvimento de práticas alternativas e inovadoras para o ensino de Ciências no Ensino Fundamental e teorias sobre a inclusão de portadores de necessidades especiais nas escolas públicas.

4- Abordagem das múltiplas dimensões da prática docente compreendida para além do espaço escolar e da sala de aula.

5- Planejamento e orientação do estágio no 90 ano do Ensino Fundamental, com acompanhamento do professor da UFPA, com reflexões acerca das interações professor-aluno-conhecimento e de planejamento e avaliação como elementos constitutivos do processo ensino-aprendizagem, além de relatos de experiências de docência.

6- Legislações sobre o estágio na UFPA e no Brasil.

7- Normas e condutas do estágio supervisionado.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (Org). Ensino de ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Thomson, 2004.
PERRENOUD, Philippe; THURLER, Monica Gather.; MACEDO, Lino de; MACHADO, Nilson José; ALESSANDRINI, Cristina Dias. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Tradução de Cláudia Shilling e Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2002.
PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação dos professores. São Paulo: Cortez, 2002.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004.
VASCONCELOS, Celso dos Santos. Construção do conhecimento em sala de aula. São Paulo: Libertad, 2008.

AYRES, Antônio Tadeu. Prática pedagógica competente: ampliando os saberes do professor. Petrópolis (RJ): Vozes, 2008.
BRASIL. MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais. Primeiro e Segundo ciclo do Ensino Fundamental. Ciências.
CARVALHO, Maria Pessoa de; GIL-PÉREZ, Daniel. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 7ª ed. São Paulo: Cortez, 2003.
GANDIN, Danilo; CRUZ, Carlos Henrique Carrilho. Planejamento na sala de aula. Petrópolis (RJ): Vozes, 2009.
PICONEZ, Stela C. Bertholo. Prática de ensino e o estágio supervisionado. São Paulo: Papirus, 2002.