Ir direto para menu de acessibilidade.

IDIOMAS_GTRANSLATE

ptenes
Página inicial > Estrutura Curricular > Curso de Licenciatura em Ciências Naturais > Ementa > Pratica docente para o ensino de ciências: Contexto histórico, social e político
Início do conteúdo da página

Publicado: Quinta, 02 Fevereiro 2023 13:48 | Última Atualização: Segunda, 06 Fevereiro 2023 13:38 | Acessos: 1598

CN01034- PRÁTICA DOCENTE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: CONTEXTO HISTÓRICO, SOCIAL E POLÍTICO
CARGA HORÁRIA: 51 h - CRÉDITOS: 03

EMENTA: Aspectos históricos do ensino de Ciências Naturais e as tendências atuais do ensino de ciências. O conhecimento científico e o ensino de ciências. A Função social e política do ensino de ciências. Os PCN e as características do professor de ciências.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UNIDADE I - Contexto histórico para o ensino de ciências naturais no Brasil
1- Histórico do ensino de ciências
2- A importância da história da ciência, um olhar no passado
3- A história da ciência nos currículos do pós-guerra
4- As reformas educacionais e a história da ciência no ensino atual

UNIDADE II- Ciências Naturais: história, ensino e cidadania
1- Recomendações para o uso da história da ciência
1.1 A história promove uma melhor compreensão dos conceitos e métodos científicos
1.2 A abordagem histórica conecta o desenvolvimento do pensamento individual com o desenvolvimento das idéias científicas
1.3- História da Ciência é intrinsecamente motivadora. Importantes episódios da história da ciência e da cultura são conhecidos dos estudantes.
1.4- A história é necessária para entender a natureza da ciência.
1.5- A história contradiz o cientificismo e o dogmatismo presentes nos textos escolares.
1.6- A história, pelo exame da vida de cada cientista, em seu período, humaniza os objetos de estudos da ciência, tornando-os menos abstratos e mais envolventes.
1.7- A história favorece a interdisciplinaridade.
2- O ensino de ciências e a idéia de cidadania
3- Reflexão crítica sobre o ensino de ciências
4- Concepção atual do ensino de ciências
5- Considerações sobre o livro didático e o ensino de ciências
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

ANCONI, E. “A filosofia do ensino de John Passmore”. In: Anais do 3º Simpósio de Pesquisa da FEUSP. São Paulo, maio de 1996, p. 127-132.
ANDERY, Maria A. et al. Para compreender a ciência – uma perspectiva histórica. 3. ed. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo, 1988.
BERLAN, J.P. “O verdadeiro doente”. In Rev. Reportagem, n.68, maio de 2005, pp. 44-45.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais (1º e 2º ciclos). Vol. 4 / Secretaria de Educação Fundamental. 2ª ed. Rio de Janeiro: MEC/SEF, DP&A, 2000.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução (1º e 2º ciclos). Vol. 1 / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental – Ciências Naturais, 1998.
CHASSOT, A. A Ciência através dos Tempos. S.P: Ed. Moderna, 1994.
DELIZOICOV, Demétrio at al. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. Cortez, 2002. São Paulo:
JAPIASSU, Hilton. As paixões da ciência. 2 ed. São Paulo: Letras e Letras, 1999.
KRASILCHIK, M. e MARANDINO, M. Ensino de ciências e cidadania. São Paulo: Moderna, 2004.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

ARRUDA, Sérgio de Mello; LABURÚ, Carlos Eduardo. Considerações sobre a função do experimento no ensino de Ciências. In: NARDI, Roberto (Org.) Considerações atuais no ensino de Ciências. São Paulo: Editora Escrituras, 1998. Sérgio de Mello Arruda e Carlos Eduardo Laburú com o título:
BIZZO, Nélio. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo: Ática, 2002.
CHASSOT, Attico. Ensino de Ciências no começo da segunda metade do século da tecnologia. In: LOPES, Alice Casimiro et al. Currículo de Ciências em debate. Campinas/SP: Papirus, 2004.