Página inicial > Estrutura Curricular > Curso de Licenciatura em Ciências Naturais > Ementa > Prática docente para o ensino de ciências: elaboração de textos científicos

Prática docente para o ensino de ciências: elaboração de textos científicos

Publicado: Quinta, 02 Fevereiro 2023 13:34 | Última Atualização: Segunda, 06 Fevereiro 2023 13:56 | Acessos: 627

CN01029- PRÁTICA DOCENTE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: ELABORAÇÃO DE TEXTOS CIENTÍFICOS

EMENTA: O planejamento da pesquisa. O projeto de pesquisa. Instrumentos de coletas de dados. Redação do Trabalho de Conclusão de Curso. Redação e apresentação de artigos científicos. Normas para o envio de artigos para bancas e publicações.

1. Introdução.
2. O planejamento da pesquisa.
2.1 O planejamento de um TCC (Escolha do orientador, escolha do tema, delimitação do tema, escolha do título, palavras-chave, objetivos e metodologia).
3. O projeto de pesquisa.
3.1 Tipos de projetos (pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo).
4. Instrumentos de coletas de dados
4.1 Questionários, entrevistas, obtenção de dados experimentais etc.
5. Redação e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso.
6. Redação e apresentação de artigos científicos.
7. Normas para o envio de artigos para bancas e publicações

CERVO, Luiz Amado; BERVIAR, Pedro Alcino; SILVA, Pedro da. Metodologia científica. São Paulo: Pearson education, 2007.
CONDURÚ, Marise Teles; PEREIRA, José Almir Rodrigues. Elaboração de trabalhos acadêmicos: normas, critérios e procedimentos. Belém: NUMA/UFPA, EDUFPA, 2005.
MARTINS JUNIOR, Joaquim. Como escrever trabalhos de conclusão de curso. Petrópolis (RJ): Vozes, 2008.
OLIVEIRA, Silvio Luiz de. Tratado de metodologia científica. São Paulo: Thomson, 2004.
OLIVEIRA, Valéria Rodrigues de. Desmitificando a pesquisa científica. Belém: EDUFPA, 2008.
SANTOS, Antonio Raimundo dos. Metodologia científica: A construção do conhecimento. 5. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 22. ed. rev. ampl. São Paulo: Cortez, 2002.
SILVA, João Batista Corrêa da. A dissertação clara e organizada. Belém: EDUFPA, 2001.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Disponível em: http://www.abnt.org.br. Acesso em: 19 abr. 2009.
BASTOS, Sênia. Normas para formatação de trabalhos acadêmicos: graduação, pós-graduação, dissertações e teses. São Paulo: Universidade Anhembi Morumbi, 2009.
DANTAS FILHO, João Frutuoso. Noções básicas de normalização técnica. Belém: Ed. Universitária/UFPA, 1995.
GONÇALVES, Hortência de Abreu. Manual de projetos de pesquisa científica. São Paulo: Avercamp, 2003.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Mariana de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
SOUZA, Jorge Raimundo da Trindade Souza. Orientações e normas para elaboração de trabalhos científicos. Belém, 2011. 50f. Apostila do Instituto de Ciências Exatas e Naturais da UFPA.