Página inicial > Estrutura Curricular > Curso de Licenciatura em Ciências Naturais > Ementa > Prática docente para o ensino de ciências: Planejando e realizando atividades de investigação

Publicado: Quarta, 01 Fevereiro 2023 15:38 | Última Atualização: Quarta, 01 Fevereiro 2023 15:39 | Acessos: 1208

CN01023- PRÁTICA DOCENTE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: PLANEJANDO E REALIZANDO ATIVIDADES DE INVESTIGAÇÃO

EMENTA: Conceito e tipos de pesquisa; o uso da pesquisa como recurso metodológico; elaboração de atividades de Ciências utilizando a pesquisa como modelo inovador da aprendizagem efetiva no/do ensino de Ciências; planejamento da pesquisa em Ciências; investigação utilizando o cotidiano escolar; planejamento e execução de pesquisas em Ciências; elaboração de projetos; seminário de pesquisa no ensino; relato e discussão com colegas e professores dos trabalhos realizados.

1- Conceitos e tipos de pesquisa.
2- O uso da pesquisa como recurso metodológico.
3- Elaboração de atividades de Ciências utilizando a pesquisa como modelo inovador da aprendizagem efetiva no/do ensino de Ciências.
4- Planejamento da pesquisa em Ciências.
5- Investigação utilizando o cotidiano escolar.
6- Planejamento e execução de pesquisas em Ciências.
7- Elaboração de projetos.
8- Seminário de pesquisa no ensino: relato e discussão com colegas e professores dos trabalhos realizados.

BARROS, Aidil Jesus da Silveira; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (Org). Ensino de ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Thomson, 2004.
CERVO, Luiz Amado; BERVIAR, Pedro Alcino; SILVA, Pedro da. Metodologia científica. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
GALIAZZI, Maria do Carmo. Educar pela pesquisa: ambiente de formação de professores de Ciências. Ijuí (RS): Unjuí, 2003.
GASPAR, Alberto. Experiências de ciências para o ensino fundamental. São Paulo: Ática, 2009.
OLIVEIRA, Valéria Rodrigues de. Desmitificando a pesquisa científica. Belém: EDUFPA, 2008.

CARVALHO, Maria Pessoa de; GIL-PÉREZ, Daniel. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 7ª ed. São Paulo: Cortez, 2003.
GONÇALVES, Hortência de Abreu. Manual de projetos de pesquisa científica. São Paulo: Avercamp, 2003.
LAHERA Jesús; FORTEZA, Ana. Ciências físicas nos ensinos fundamental e médio: modelos e exemplos. Porto Alegre: Artemed, 2006.
MACIEL, Lizete Shizue Bomura. A formação do profesor pela pesquisa: ações e reflexões. In: MACIEL, Lizete Shizue Bomura; SHIGUNOV NETO, Alexandre (Org.). Formação de profesores: passado, presente e futuro. Sao Paulo: Cortez, 2004.
MARKHAM, Thom; LARMER, John; RAVITZ, Jason. Aprendizagem baseada em projetos: guia para professores de ensino fundamental e médio. Porto Alegre: Artmed, 2008.
NARDI, Roberto (Org.). Educação em Ciências: da pesquisa à prática docente. São Paulo: Escrituras, 2003.
NÉRICI, Imídeo Giuseppe. Metodologia do ensino: uma introdução. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 1989.
PEREIRA, Antônio Batista; OAIGEN, Edson Roberto; HENNIG, Georg J. Feira de ciências. Canoas (RS): Ulbra, 2000.
ROSA, Maria Inês Petruca. Investigação e ensino: articulações e possibilidades na formação de professores de Ciências. Ijuí (RS): Unjuí, 2004.
SAAD, Fuad Daher (Coord.). Demonstrações em Ciencias: explorando fenômenos da pressão do ar e dos líquidos através de experimentos simples. São Paulo: Livraria da Física, 2005.
WARD, Helen; RODEN, Judith; HEWLETT, Claire; FOREMAN Julie. Ensino de ciências. Porto Alegre: Artemed, 2010.