Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Estrutura Curricular > Curso de Licenciatura em Ciências Naturais > Ementa > Educação e Políticas Públicas sócio-ambientais
Início do conteúdo da página

Educação e Políticas Públicas sócio-ambientais

Publicado: Quarta, 01 Fevereiro 2023 15:24 | Última Atualização: Quarta, 01 Fevereiro 2023 15:24 | Acessos: 1421

CN01021 – EDUCAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS SÓCIO-AMBIENTAIS
CARGA HORÁRIA: 68 h - CRÉDITOS: 04

EMENTA: A atividade acadêmica trata de questões referentes às políticas públicas socioambientais. Ressalta temas relevantes sobre políticas públicas sócio-ambientais, meio ambiente, educação ambiental e inclusiva, atentando para as legislações pertinentes; recomendações das grandes conferências, de estudiosos na área e de processos metodológicos para se trabalhar práticas de educação ambiental formal e não formal. Apresentar orientações para elaboração de ações de educação ambiental nas dimensões formal e não formal

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO


1- Apresentação do Plano de Ensino e dos desdobramentos da atividade acadêmica

1- As bases legais e os fundamentos teóricos e práticos para a compreensão das políticas socioambientais

3- A evolução histórica das questões ambientais e suas contribuições para o desenvolvimento sustentável

4- Educação Ambiental e sua inserção nas políticas públicas

5- Práticas de Educação Ambiental na Escola ou na Comunidade

6- Avaliação do processo ensino e aprendizagem

 


BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1- BARBIERI, J. C. Desenvolvimento e Meio Ambiente. As estratégias de mudanças da Agenda 21. São Paulo: VOZES, 1997.

2- BRASIL. Lei nº 9.795 de 27 de abril de 1999 – Política Nacional de Educação Ambiental. Brasília

_______.Lei n. 9.605 de 12 de fevereiro de 1998 – Crimes Ambientais

3- CARVALHO, V.S. de. Educação Ambiental £ Desenvolvimento Comunitário. Rio de Janeiro: WAK, 2006.

4- CURRIE, K. Meio Ambiente e Interdisciplinaridade na Prática. 2º ed. São Paulo: Papirus, 1998.

5- FREIRE, M (et.al). Avaliação e planejamento: a prática educativa em questão. São Paulo. Espaço Pedagógico, 1997.


BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1- LOUREIRO, C. F. Trajetória e fundamentos da educação ambiental. São Paulo: Cortez, 2006

2- MORAN, E. A educação que desejamos novos desafios e como chegar lá. Campinas: Papirus, 2007.

3- PARÁ, Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente. Os caminhos da Educação Ambiental no Estado do Pará. Belém, Imprensa Oficial, 2001.

4- REIGOTA, M. A. O que é educação ambiental. São Paulo: Brasiliense

Fim do conteúdo da página