Prática docente para o ensino de ciências: Ecologia da Amazônia
CN01017- PRÁTICA DOCENTE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: ECOLOGIA DA AMAZÔNIA
CARGA HORÁRIA: 51 h - CRÉDITOS: 03
EMENTA: Principais características ecológicas da região Amazônica. Relevo, clima, tipos de vegetação, hidrografia. Importância da floresta Amazônica no contexto mundial. Ecossistemas amazônicos. A Amazônia Atlântica. Principais problemas ambientais da Amazônia.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1- INTRODUÇÃO
1.1- Os principais aspectos relacionados aos ecossistemas da Amazônia
2- CONCEITOS ECOLÓGICOS BÁSICOS
2.1- Populações
2.2- Comunidades
2.3- Ecossistemas
2.4- Biomas marinhos e terrestres
2.5- Biosfera
2.6- Habitat
3- AS BASES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
3.1- Teorias pedagógicas da educação
3.2- Bases epistemológicas da Educação Ambiental
3.3- A questão da inter, multi e transversalidade
4- EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE
4.1- Aula de campo: trilha ecológica (mata ciliar)
5- OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO NA PRÁTICA CRÍTICA
5.1- Amazônia: humos, solo, etc
6- EMBASAMENTO METODOLÓGICOS EM TRILHAS E A BIOSEGURANÇA NA AMAZÔNIA
BIBLIOGRAFIA
1. Moran, E. 1990. A ecologia das populações da Amazônia. Ed. Vozes. Petrópolis. 367p.
2. Sioli, H. 1991. Amazônia: fundamentos da ecologia da maior região de florestas tropicais. Ed. Vozes. 72p.
3. Ayres, J.M. 1995. As matas de Várzea do Mamirauá, médio Solimões. CNpq e Sociedade Civil Mamirauá.
4. Meirelles Filho, J. 2006. O livro de Ouro da Amazônia. Ed. Ediouro. 442p
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
1- CADERNOS CEDES 41. Ensino da Ciência, Leitura e Literatura. Campinas: UNICAMO, 1997.
2- FRACALANZA, H., AMARAL, I. A. do & GOUVEIA, M. S. F. O Ensino de Ciências no Primeiro Grau. São Paulo: Atual, 1986.
3- HENNIG, G. Metodologia do Ensino de Ciências. Porto Alegre: Ed. Mercado Aberto, 1986.
4- MIZUKAMI, M. G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
5- MORAES, R. e RAMOS, M. G. Construindo o conhecimento: uma abordagem para o ensino de Ciências. Porto Alegre: Sagra, 1988.
Redes Sociais