Desenvolvimento psicológico humano e da aprendizagem
CN01014- DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO HUMANO E DA APRENDIZAGEM
CARGA HORÁRIA: 68 h - CRÉDITOS: 04
EMENTA: As Teorias psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento. Processos de aprendizagem e de desenvolvimento humano: contribuição para o processo educacional. A Escola e a construção do conhecimento: as pesquisas no contexto educacional brasileiro e modelos de intervenção.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Unidade I: A Ciência da Psicologia e as áreas do desenvolvimento e da aprendizagem
a) Primórdios da psicologia: influências/funcionalismo, Estruturalismo, Associacionismo
b) Escolas da Psicologia Moderna e suas implicações na educação
c) A Psicologia do Desenvolvimento: conceitos principais
d) A Psicologia da Aprendizagem: conceitos e práticas
Unidade II: Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem: Eixos Epistemológicos
a) A Gestalt, a Psicanálise e o Behaviorismo
b) A abordagem humanista
c) A teoria psicogenética de Piaget e Wallon
d) A teoria sócio-interacionista de Vygotsky
Unidade III: A Psicologia no contexto educacional
a) Interação professor-aluno e as relações pessoais no contexto escolar
b) Motivação no processo ensino-aprendizagem
c) Problemas na escola: bullying, fracasso escolar e evasão
BIBLIOGRAFIA
1) COLL, C., PALACIOS, J. & MARCHESI, A. Desenvolvimento Psicológico e Educação. Vol. 2. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
2) FURTADO, O.; BOCK,A. M.B; TEIXEIRA, M. L. T. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 13. ed. São Paulo: Saraiva, 1999.
3) GALVÃO, I. Henri Wallon. Uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. 3ª ed. Petrópolis. Vozes, 1996.
4) GOULART, I. B. Psicologia da Educação. Rio de Janeiro: Vozes, 2000.
5) LEONTIEV, A.[et.al.]. Psicologia e Pedagogia: bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento; tradução de Rubens Frias. São Paulo: Centauro, 2005. 3
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
1) LIMA, Lauro de Oliveira. Piaget para principiantes. 2. Ed. São Paulo. Summus, 1980.
2) OLIVEIRA, M. K. de. Vygotsky: Aprendizado e desenvolvimento – um processo sócio-histórico. São Paulo: Ed. Scipione Ltda., 1993.
3) SACRISTÁN, G e GÓMEZ, A. I. P. Comprender e transformar o Ensino. Ed. Artmed. RS.
4) WOOLFOLK, A. Psicologia da Educação. Ed. Artmed.
5) VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
Redes Sociais