Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.

IDIOMAS_GTRANSLATE

ptenes
Página inicial > Estrutura Curricular > Curso de Licenciatura em Ciências Naturais > Ementa > Prática docente para o ensino de ciências: Tendências educacionais
Início do conteúdo da página

Prática docente para o ensino de ciências: Tendências educacionais

Publicado: Quarta, 01 Fevereiro 2023 14:08 | Última Atualização: Quarta, 01 Fevereiro 2023 14:26 | Acessos: 1210

CN01011- PRÁTICA DOCENTE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: TENDÊNCIAS EDUCACIONAIS
CARGA HORÁRIA: 51 h - CRÉDITOS: 03

EMENTA: Algumas tendências para o ensino de Ciências: A contextualização, O construtivismo, A interdisciplinaridade, A aprendizagem significativa, O ensino de Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS), A experimentação, O uso de analogias, O uso de jogos didáticos, O professor-pesquisador reflexivo, A educação ambiental, A informática educacional, A história da Ciência, A alfabetização científica, A etnociência, Os mapas conceituais. Objetivos e desafios no ensino de Ciências


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO


UNIDADE 01: Algumas tendências para o ensino de Ciências
1.1. A contextualização
1.2. O construtivismo
1.3. A interdisciplinaridade
1.4. A aprendizagem significativa
1.5. O ensino de Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS)
1.6. A experimentação
1.7. O uso de analogias
1.8. O uso de jogos didáticos
1.9. O professor-pesquisador reflexivo
1.10. A educação ambiental
1.11. A informática educacional
1.12. A história da Ciência
1.13. A alfabetização científica
1.14. A etnociência
1.15. Os mapas conceituais

UNIDADE 02: Objetivos e desafios no ensino de Ciências

BIBLIOGRAFIA

1- ARCE, Alessandra. A formação de professores sob a ótica construtivista. In: DUARTE, Newton (Org.). Sobre o construtivismo. Campinas (SP): Autores associados, 2005.
2- CHASSOT, Áttico. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. Ijuí (RS): Unijuí, 2003.
3- GALIAZZI, Maria do Carmo. Educar pela pesquisa: ambiente de formação de professores de Ciências. Ijuí (RS): Unjuí, 2003.
4- MORAES, Roque; MANCUSO, Ronaldo (Org.). Educação em Ciências: produção de currículos e formação do professor. Ijuí (RS): Unijuí, 2004.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1- CHASSOT, Áttico. Para que(m) é útil o ensino? Canas (RS): Ulbra, 2004.
2- LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 2007.
3- PEREIRA, Antônio Batista; OAIGEN, Edson Roberto; HENNIG, Georg J. Feira de ciências. Canoas (RS): Ulbra, 2000.
4- SAAD, Fuad Daher (Coord.). Demonstrações em Ciencias: explorando fenômenos da pressão do ar e dos líquidos através de experimentos simples. São Paulo: Livraria da Física, 2005.
5- SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; Schnetzler, Roseli Pacheco. Educação em Química: Compromisso com a cidadania. Ijuí (RS): Unijuí, 2000.
6- SOUZA, Jorge Raimundo da Trindade. Prática Pedagógica em Química: oficinas pedagógicas para o ensino de Química. Belém: UFPA, 2010.

Fim do conteúdo da página