Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.

IDIOMAS_GTRANSLATE

ptenes
Página inicial > Estrutura Curricular > Curso de Licenciatura em Ciências Naturais > Ementa > Prática docente para o ensino de ciências: Os PCN para o ensino fundamental e planejamento educacional
Início do conteúdo da página

Prática docente para o ensino de ciências: Os PCN para o ensino fundamental e planejamento educacional

Publicado: Quarta, 01 Fevereiro 2023 13:07 | Última Atualização: Segunda, 06 Fevereiro 2023 13:45 | Acessos: 1362

CN01005- PRÁTICA DOCENTE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: OS PCN PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
CARGA HORÁRIA: 51 h - CRÉDITOS: 03

EMENTA: Os Parâmetros Curriculares Nacionais; Os objetivos Gerais do Ensino Fundamental; Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Ciências; Os objetivos gerais de Ciências Naturais para o Ensino Fundamental – 1º e 2º ciclos; Os conteúdos de Ciências Naturais no Ensino Fundamental - 1º e 2º ciclos; Os objetivos gerais de Ciências Naturais para o Ensino Fundamental – 3º e 4º ciclos; Os conteúdos de Ciências Naturais no Ensino Fundamental - 3º e 4º ciclos; O planejamento da ação didática; A formulação de objetivos educacionais; Seleção e organização dos conteúdos curriculares; Os tipos de planejamento na área de educação.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UNIDADE 01: Os Parâmetros Curriculares Nacionais

UNIDADE 02: Objetivos Gerais do Ensino Fundamental

UNIDADE 03: Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Ciências
3.1: Objetivos gerais de Ciências Naturais para o Ensino Fundamental – 1º e 2º ciclos
3.2: Conteúdos de Ciências Naturais no Ensino Fundamental - 1º e 2º ciclos
3.3: Objetivos gerais de Ciências Naturais para o Ensino Fundamental – 3º e 4º ciclos
3.4: Conteúdos de Ciências Naturais no Ensino Fundamental - 3º e 4º ciclos

UNIDADE 04: Planejamento da ação didática
4.1: A formulação de objetivos educacionais
4.2: Seleção e organização dos conteúdos curriculares
4.3: Tipos de planejamento na área de educação
4.4: Elaboração e aplicação de um plano de aula

BIBLIOGRAFIA

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação. Referenciais para formação do professor. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1999.
GANDIN, Danilo; CRUZ, Carlos Henrique Carrilho. Planejamento na sala de aula. Petrópolis (RJ): Vozes, 2009.
GIL, Antonio Carlos. Didática do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2010.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

AYRES, Antônio Tadeu. Prática pedagógica competente: ampliando os saberes do professor. Petrópolis (RJ): Vozes, 2008.
BORDENAVE, Juan Díaz; PEREIRA, Adair Martins. Estratégias de ensino-aprendizagem. Petrópolis (RJ): Vozes, 2008.
HAYDT, Regina Célia Cazaux. Curso de didática geral. São Paulo: Ática, 1995.
YUS. R. Temas transversais: em busca de uma nova escola. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
www.mec.gov.br
SOUZA, Jorge Raimundo da Trindade. Prática Pedagógica em Química: oficinas pedagógicas para o ensino de Química. Belém: UFPA, 2010.

 

Fim do conteúdo da página